top of page

Cnidários (Celenterados)

As águas vivas, anêmonas-do-mar, corais e caravelas são alguns exemplos deste filo, que é um dos mais antigos do Reino Animal.

 

Características gerais:

 

• Animais pluricelulares;

• Aquáticos - marinhos ou dulcícolas;

• Não possuem órgãos verdadeiros;

• Sistema digestório incompleto (cavidade no interior do animal)

• Predadores (animais pequenos)

• Respiração, circulação e excreção: difusão;

• Reprodução

1. Sexuada

2. Assexuada

• Diblásticos (tecidos embrionários)

 

Fisiologia:

Boca

Epiderme

Cavidade gastrovascular

Tentáculos

Mesogleia: camada gelatinosa extracelular.

Gastroderme: camada epitelial que reveste a cavidade gástrica.

WhatsApp Image 2020-06-08 at 09.50.50.jp
WhatsApp Image 2020-06-26 at 11.34.57.jp
WhatsApp Image 2020-06-26 at 11.39.25.jp

Esses animais possuem duas formas de vida:

• Medusa (medusoide)

Conseguem se locomover por conta própria.

• Pólipo (polipoide)

Vivem presas em um substrato, como rochas.

 

Existem 4 classes no filo dos cnidários:

1. Cifozoários: A água viva é seu principal representante (Medusa), apesar da fase medusoide ser dominante sofrem alternância de gerações. A maioria vive perto das águas costeiras.

2. Antozoários: Os corais e anêmonas-do-mar são os principais representantes. São pólipos. É a maior classe dos cnidários. Têm grande importância econômica para os seres humanos, como atrações turísticas. Eles podem ter sexos separados ou serem hermafroditas.

3. Cubozoários: Sua forma é Medusa, pode ser altamente perigosa para nadadores, surfistas, pela sua picada venenosa.

4. Hidrozoários: Um exemplo são as caravelas, têm fases de pólipo e medusa em seu ciclo de vida.

   CNIDOBLASTOS (cnidócitos)

É uma célula presente em todos os cnidários, nos tentáculos, responsável pela defesa e ajuda na caça e imobilização das presas. O nome do filo vem dessa célula.

 

   NEMATOCISTOS

Uma estrutura, que quando tocada, libera uma substância urticante e paralisadora, ajuda a capturar a presa.

 

   SISTEMA DIGESTIVO

É incompleto, uma única abertura, o alimento entra por onde sai os dejetos.

O alimento é digerido por enzimas, e o animal só se alimenta novamente depois dos dejetos serem eliminados.

Sua alimentação é feita por plâncton e pequenos animais. Eles utilizam o tentáculo para pescar, onde se encontra a célula cnidócito, o alimento é levado até a boca e depois para a cavidade gastrovascular.

 

   SISTEMA NERVOSO

Presença de neurônios, formam uma rede por todo o organismo, conseguem perceber mudanças de luz e temperatura.

   RESPIRAÇÃO

Não possuem sistema respiratório, a troca de gases é feita por difusão, as células realizam trocas gasosas entre elas e com o meio ambiente diretamente.

   HABITAT

Vivem principalmente na água salgada. A hidra é um exemplo que vive na água doce.

   EXCREÇÃO

Eliminam as excretas através das células da parede do corpo, os resíduos da digestão saem pelo mesmo orifício que entrou.

 

REPRODUÇÃO

Assexuada: Brotamento, os brotos aparecem na superfície do animal e depois se desprendem e formam outro animal.

Sexuada: Fecundação externa ou interna, há animais dioicos é monoicos (hermafrodita)

CICLO DE VIDA

Os machos produzem espermatozoide que é liberado na água e fecundará os óvulos, que estão presos na superfície corporal do animal. Depois da fecundação as células se dividirão formando a blástula e depois a gástrula. Se desenvolverá para a forma plânula, é uma larva.

A plânula se fixará em um substrato e sofrerá metamorfose formando um pólipo, esse se reproduzirá assexuadamente formando uma colônia em forma de estróbilo, originando éfira, cnidário jovem de forma medusoide, ao crescer dará origem a água viva.

WhatsApp Image 2020-06-11 at 18.06.50.jp

NOVIDADES EVOLUTIVAS EM RELAÇÃO AOS PORÍFEROS:

  • Boca: onde entra e saem os alimentos e as excretas.

  • Cavidade gastrovascular: Onde ocorre a digestão e a distribuição de alimentos.

Exercícios sobre Cnidários:

1) Esquema mostrando a organização do corpo de uma hidra (modificado de Storer and Usinger, 1980). O plano secciona o corpo acima de um broto, e mostra no detalhe os tecidos presentes na parede do corpo. No detalhe as células. De o nome de cada uma das estruturas numeradas e sua função.

HIDRA ANATOMIA.jpg

1- Tentáculos: os cnidários possuem essas longas e tubulares projeções em ambas as formas: medusa e pólipo. Estes servem  na maioria das vezes para a captura de alimento e também para a defesa do animal, já que as suas superfícies possuem células inoculadoras de veneno - células urticantes;

2- Boca: a boca é o local por onde entram os alimentos e também saem as excreções da digestão. Sendo a única abertura que comunica a cavidade gastrovascular ao meio externo, atribuímos aos cnidários o sistema digestório incompleto;

3- Cavidade gastrovascular: local onde ocorre a digestão e absorção do alimento ingerido pelo animal;

4- Epiderme: tecido verdadeiro oriundo da ectoderma embrionária reveste todo o animal. É responsável muitas vezes pela locomoção, graças  a sua capacidade de contração e extensão, pelo crescimento, pela regeneração, pela captação de estímulos ambientais, pela lubrificação e proteção e ainda pela defesa do animal, já que possui células urticantes;

5- Mesogleia: esta é a camada intermediária entre a epiderme e a gastroderme que as une, composta por uma massa de substâncias excretadas de ambas as faixas. Ela dá suporte físico ao corpo, sendo um esqueleto flexível e elástico;

6- Gastroderme: tecido verdadeiro originado da endoderma embrionária, reveste a camada gastrovascular do cnidário. Ela possui células que movimentam o alimento - facilitando o contato com as enzimas digestivas -, que têm função contrátil que antagonizam as células da epiderme, que absorvem alimento e que realizam a fase de digestão intracelular;

7- Cnidócito: célula urticante participante toda epiderme mas mais concentradas na boca e nos tentáculos. Essa contém um líquido tóxico que é liberado ao toque ou na presença de certas substâncias químicas. O veneno é usado para autodefesa ou para captura de alimentos.

2) Que inovações esse filo apresenta em relação ao filo que o precedeu? (Porifera)

A boca e a cavidade gastrovascular fazem parte das novidades resultantes da derivação dos animais. Também podemos notar a capacidade das medusas de se locomoverem, do sistema nervoso difuso e primitivo, dos tecidos embrionários verdadeiros agora presentes - endo e ectoderme - classificando os cnidários como diblásticos.

3) Descreva a organização corporal desses organismos, falando sobre as células, tecidos, se possível descreva cada uma das células e trace um paralelo com as nossas próprias células. Há alguma diferença nos tipos de células?

Os cnidários podem ter duas formas corporais: o pólipo e a medusa, mas ambos possuem os mesmos tecidos e células. Assim como em nós, os cnidários têm todo o seu corpo revestido e protegido pela epiderme, que também é respondável por captar estímulos do ambiente. Porém, esta no filo Cnidaria possui células mioepiteliais epidérmicas que têm função contrátil e auxiliam na locomoção, equivalentes as nossas que compõe nossos músculos. Ainda no tecido externo, cnidócitos são as estruturas celulares que inoculam veneno que não são equiparáveis com nenhuma humana. A camada interna é chamada de gastroderme, esta correspondente ao intestino humano, que digere o alimento e absorve os nutrientes.  Na gastroderme, células mioepiteliais digestivas têm flagelos que movimentam o alimento que acaba se misturando melhor com as enzimas, trabalho feito pelos movimentos peristálticos intestinais em nós. Mas além disso, elas também têm capacidade de se contrair antagonicamente às da epiderme facilitando a locomoção. A boca serve nos dois para a entrada de alimento, mas nos cniários, as suas excreções também são evacuadas por esta abertura. Ambos possuem sistema nervoso, nos humanos com cefalização, presença de nervos e neurônios, enquanto que nas meduas e nos pólipos esse sistema é organizado em uma rede, o que o denomina como difuso. Sistemas respiratório, circulatório e excretor são complexos presentes em nós e ausente nas água-vivas, hidras, anêmonas, etc.

4) Os cnidários foram os primeiros organismos a apresentarem sistema nervoso. No que a presença de neurônios auxiliou esses animais?

O sistema nervoso difuso dos cnidários auxiliou o filo por ser responsável por processar estímulos captados por células epiteliais e estimular células mioepiteliais, resultando no movimento e coordenação dos animais. A primitiva "rede nervosa" está espalhada por todo o corpo, sem nenhuma concentração de células ou gânglios que caracterize uma cefalização. 

5) Descreva a reprodução de organismo desse filo, por exemplo Anthozoa. No que uma fase móvel auxilia na adaptação desses organismos? Explique.

CELENTERADOS+OU+CNIDÁRIOS.jpg

Os pólipos se originam assexuadamente medusas pequenas e estas se reproduzem sexuadamente, formando novos pólipos.

poriferos-e-cnidarios-22-638.jpg

As medusas são fecundadas, formando logo após o zigoto. Ele se desenvolve até a fase larval e, aderindo ao substrato, a larva constitui um pequeno pólipo (cifistoma), Na fase adulta, o pólipo se segmenta em pequenas medusas - processo de estrobilização e formação das éfiras.

Podemos perceber a alternância de gerações (metagênese) entre medusoides e polipoies em ambos os ciclos. Raramente ocorre o desenvolvimento direto de um cnidário, ou seja, sem o estagio larval. A larva plânula, a fase móvel, oportuniza que os cnidários aumentem a sua diversidade, já que as larvas se movimentam e criam animais longe uns dos outros e então propiciam maior variação genética.

6) Que tipo de células desse organismo são responsáveis pelo movimento? Como elas são coordenadas para executar essa função?

Tanto as células mioepiteliais epidérmicas quanto as células mioepiteliais digestivas participam na movimentação dos cnidários, localizadas na epiderme e na gastroderme, respectivamente. As duas tem função contrátil e trabalham de maneira antagônica: enquanto uma se contrai, a outra relaxa.

7) Explique em que situações o movimento é importante nesse organismo.

Os cnidários possuem  dois tipos de organização corporal, sendo que uma é séssil - pólipo - e outra tem pode movimentar-se, algo que é vantajoso para a sua sobrevivência na captura de alimento e na possibilidade de fuga. 

bottom of page