MAMÍFEROS
Surgiram entre 245 e 208 milhões de anos atrás, provavelmente a partir da evolução de um grupo de répteis primitivos. Começaram a se expandir após a extinção dos grandes répteis.
https://www.todamateria.com.br/mamiferos/amp/
O clado Mammalia está presente em todos os ambientes e apresenta grande variação de tamanho e massa corpóreas, reunindo animais que:
- Apresentam glândulas mamárias;
- Apresentam o corpo recoberto por pelos (parcial ou totalmente);
- Possuem dentes que se diferem em incisivos, caninos, pré-molares e molares; e
- Apresentam diafragma.
- Revestimento corporal:
PELOS - Novidade evolutiva típica do grupo: presença de pelos corporais (filamentos epidérmicos constituídos de queratina compactada, formados no interior de folículos, de forma similar a pena das aves). Em cada folículo piloso também se abre uma glândula sebácea que lubrifica a pele e os pelos. Eles servem para proteção e como isolante térmico.
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/mamiferos1.php
PANÍCULO ADIPOSO: formada por adipócitos (células que armazenam gordura), se localizam sob a pele e agem como isolante térmico, diminuindo a perda de calor corporal.
- Sistema esquelético:
Mesmo padrão básico de organização dos outros tetrápodes (anfíbios, répteis e aves). Ocorreram diversas inovações no decorrer da evolução dos mamíferos, principalmente na estrutura do crânio e dos membros.
- Sistema digestório:
Semelhante em todos os mamíferos: tubo digestório que começa na boca e segue pela faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, terminando no ânus. A estrutura dessas partes varia de acordo com a alimentação:
- Os mamíferos herbívoros apresentam dentes de superfície plana e um tubo digestório mais longo e complexo.
- Os mamíferos carnívoros apresentam dentes pontiagudos e um tubo digestório mais curto e simples.
https://sites.google.com/site/sistdigestorio/home/glandulas-anexas
- Sistema respiratório
Composto por dois pulmões constituídos por milhões de bolsas minúsculas, os alvéolos, sobre os quais a grande quantidade de capilares sanguíneos. Eles são ventilados pela ação dos músculos entre as costelas e o diafragma (membrana muscular que separa o tórax do abdome).
https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/alveolo-pulmonar/amp/ https://www.todamateria.com.br/alveolos-pulmonares/amp/
- Sistema circulatório:
Composto por um coração com dois átrios e dois ventrículos completamente separados. Circulação dupla, parecida com a das aves.
- Sistema excretor:
Composto por um par de rins, que removem do sangue a ureia e outros produtos residuais do metabolismo. A urina contém esta e a conduz por um par de ureteres até a bexiga urinária, até a eliminação pela uretra.
- Mamíferos primitivos (monotremados): os condutos do sistema urinário e reprodutor desembocam na cloaca, que também se abre no intestino.
- Demais mamíferos (marsupiais e placentários): não há cloaca, os sistemas reprodutor e urinário se abrem para o exterior independentemente do sistema digestório.
- Sistema nervoso e sentidos:
Apresentam o encéfalo mais desenvolvido dos animais: na camada mais superficial do cérebro com diversas dobras se localizam a maioria dos neurônios, onde ocorre o processamento das informações captadas pelos órgãos sensoriais.
REPRODUÇÃO:
Dioicos, podendo apresentar dimorfismo sexual. A fecundação é interna e o desenvolvimento direto, variando entre os mamíferos e diferenciando-os em três principais grupos: Prototheria (monotremados), Metatheria (marsupiais) e Eutheria (placentários).
PRINCIPAIS GRUPOS:
PROTOTHERIA (monotremados)
São encontrados atualmente apenas na Austrália e na Nova Guiné. Os principais representantes são o ornitorrinco e as equidnas, únicos mamíferos ovíparos, com um ovo parecido dos répteis.
A fêmea choca os ovos até o nascimento e os alimenta com leite produzido pelas glândulas mamárias.
https://br.pinterest.com/pin/678425131340035943/
METATHERIA (marsupiais)
Como os cangurus e os gambás, as fêmeas apresentam uma bolsa de pele no ventre onde os filhotes completam o seu desenvolvimento – o marsúpio.
O desenvolvimento inicia no interior do útero materno (vivíparos), com os embriões sendo alimentados pelas substâncias armazenadas no ovo e de líquidos nutritivos produzidos pela parede uterina.
Os filhotes nascem ainda imaturos, abocanhando o mamilo da mãe e permanecendo no marsúpio ou agarrados a pregas da pele próximas as glândulas mamárias até terminarem o seu desenvolvimento.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Canguru
EUTHERIA (placentários)
Correspondem a 95% das espécies de mamíferos, com os filhotes completando o desenvolvimento embrionário no interior do útero materno, ligados à parede uterina pela placenta.
- A placenta: órgão formado por tecidos maternos e embrionários; por onde o embrião recebe nutrientes e gás oxigênio do sangue da mãe e elimina gás carbônico e excreções do seu metabolismo. O embrião se prende à placenta pelo cordão umbilical. Após o parto, a placenta se desprende do útero.
Informações do livro Biologia dos organismos 2 - Moderna Plus