Filo Mollusca (moluscos)
- Segundo maior filo do reino animal em número de espécies descritas;
- Reúne animais com o corpo mole, normalmente envolvido por uma concha calcária;
- A maioria vive no mar, principalmente em águas rasas ao longo do litoral, mas há espécies de água doce e de terra firme.
https://alunosonline.uol.com.br/amp/biologia/filo-mollusca.html
- Três partes corporais básicas
- CABEÇA: desenvolvida nos gastrópodes (caramujo) e cefalópodes (lulas e polvos), sendo importante por concentrar órgãos sensoriais, ajudando na busca ativa de alimentos. Reduzida/inexistente nos bivalves (mexilhões), animais sésseis e filtradores.
- PÉ: Em gastrópodes como o caracol, especializado na locomoção por deslizamento. Em cefalópodes como o polvo, serve para nadar, caminhar ou capturar presas. Nos bivalves, permite cavar ou fixar o animal a um substrato.
- SACO VISCERAL: onde se alojam os órgãos internos (vísceras). É revestido pelo manto/pálio: dobra da epiderme responsável pela produção da concha. A cavidade do manto/palial ocorre em muitos moluscos, se caracterizando como uma prolongação do manto onde se abrem o ânus e os poros excretores.
https://planetabiologia.com/filo-dos-moluscos-caracteristicas/
- Diversidade dos moluscos/ sete classes:
- CLASSE APLACOPHORA: o nome se de deve ao fato de não apresentarem concha. Se assemelham a pequenos vermes. Vivem nos mares, entre 3mil e 80 metros de profundidade, se alimentando de anelídeos e outros invertebrados. Não possuem concha, mas muitas espécies têm espículas calcárias secretadas pelo manto.
https://planetabiologia.com/filo-dos-moluscos-caracteristicas/
- CLASSE MONOPLACOPHORA: o nome se deve ao fato de apresentarem uma concha em forma de placa que recobre todo o corpo. Até 50 anos atrás, eram conhecidos apenas como fósseis e acreditava-se que estavam instintos.
http://what-when-how.com/animal-life/class-monoplacophora/
- CLASSE POLYPLACOPHORA: o nome se deve ao fato de a sua concha ser formada por oito placas encaixadas sobre o dorso. O pé, desenvolvido, permite que o animal rasteje sobre rochas submersas nos litorais.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Polyplacophora
- CLASSE SCAPHOPODA: o nome se deve à forma pontiaguda do seu pé cavador, afilador, especializado em cavar. Apresentam uma concha que lembra uma pequena presa de elefante, oca e com uma abertura em cada extremidade. Vivem enterrados na areia ou no lodo.
https://molluscaphylum.wixsite.com/mollusca/single-post/2015/10/12/Introdução-à-classe-Scaphopoda
- CLASSE BIVALVIA: o nome se deve ao fato de a concha deles ser constituída por duas valvas articuladas em uma espécie de dobradiça elástica. Vivem no mar e em água doce. Muitas espécies, como ostras e mexilhões, (1) aderem a rochas e outros substratos submersos; outras, como mariscos, (2) vivem enterrados na areia ou no lodo dos substratos aquáticos; certo bivalves, como a vieira, (3) vivem sobre o substrato marinho e se deslocam impulsionados por jatos de água, que se forma m com o movimento rápido de abertura e fechamento de suas conchas.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bivalvia.jpg
-- CLASSE GASTROPODA: o nome se deve ao fato de o saco visceral, que contém o estômago, se localizar diretamente sobre o grande pé musculoso. Apresenta maior diversidade de espécies e ambientes entre os moluscos: marinho (caramujos), água (caramujos) doce e terra firme (caracóis e lesmas). A. maioria tem a concha espiralada, alguns tem concha reduzida ou interna ao corpo; há aqueles que nem apresentam essa estrutura, como é o caso das lesmas. Uma glândula inferior a boca secreta um muco viscoso, que permite que o pé bem desenvolvido deslize com a contração de sua musculatura.
https://www.infoescola.com/biologia/gastropodes/amp/
- CLASSE CEPHALOPODA: o nome se deve ao fato deles apresentarem a cabeça diretamente ligada ao pé, muito desenvolvido e constituído por tentáculos fortes e musculosos, com ventosas adesivas para a locomoção e captura de presas. Podem apresentar conchas internas (lulas), conchas externas espiraladas, conchas divididas em câmaras (náutilos), ou nem apresentar concha. Os cromatóforos, células epidérmicas presentes em muito deles, mudam rapidamente de cor para camufla-los. Polvos, lulas e sépias apresentam uma bolsa de tinta que contém um pigmento negro, que os esconde em situação de perigo.
-Anatomia/fisiologia dos moluscos:
- Simetria bilateral
- Triblásticos
- Apresentam celoma totalmente revestida pela mesoderme (novidade evolutiva dos moluscos em relação aos filos previamente estudados). Ele mpermite distribuir substâncias e acomodar melhor os órgãos internos, entre outras importantes funções.
- É revestido por uma epiderme rica em glândulas. Ex: (1) Glândulas produtoras de muco e (2) glândulas responsáveis pela fabricação da concha.
- A CONCHA é um exoesqueleto incompleto (externa ao corpo e revestindo-o parcialmente) que protege e dá sustentação esquelética ao animal. É constituída principalmente por carbonato de cálcio e tem três camadas principais:
- Camada nacarada/nácar (mais interna): diretamente em contato com a epiderme, de aspecto liso e brilhante.
- Camada prismática (intermediária): formada por cristais de carbonato de cálcio dispostos perpendicularmente à concha, sendo mais espessa que a anterior.
- Camada orgânica/perióstraco (mais externa): a mais fina, constituída principalmente de material orgânico.
- A pérola: se origina de um objeto estranho que entra na cavidade entre o manto e a concha, como um grão de areia. Ele passa a ser envolto pelo manto e cercado por uma camada de células epidérmicas que depositam nela diversas camadas de nácar, dando origem a pérola.
https://docplayer.com.br/54339619-Moluscos-e-anelideos.html
- SISTEMA DIGESTÓRIO: completo, com boca e ânus. O tubo digestório também apresenta diversas especializações: cavidade bucal, esôfago, estômago e intestino.
Nos Cefalópodes, o deslocamento do alimento ocorre por contrações rítmicas da musculatura da parede; nas outras classes, eles são impulsionados pelos batimentos dos cílios que revestem o tubo.
Entre as glândulas, se destacam a salivar, que secreta muco sobre o alimento; e as digestivas, que liberam maior parte das enzimas responsáveis pela digestão dos alimentos e atuam no armazenamento de proteínas, lipídios, glicogênio, sais de cálcio e na produção de secreções, também recebendo o nome de hepatopâncreas, por desempenharem funções parecidas com o fígado e pâncreas dos vertebrados.
Os bivaldes filtram partículas diretamente da água, mas os outros moluscos possuem uma língua raladora, chamada de rádula, que os ajuda na alimentação. Ela é constituída por fileiras de pequenos dentes afiados constituídos de quitina que, com um movimento de vaivém, raspam o alimento e o transformam em pequenas partículas.
Para filtrar as partículas diretamente da água, os bivaldes contam com duas aberturas denominadas sifão inalante e exalante, por onde a água penetra e sai do animal, tendo contato com as brânquias, cujo muco adere as partículas alimentares. Ainda se destacam na sua alimentação o estilete cristalino, que pressionado com o escudo gástrico (placa abrasiva na parede do estômago) libera as enzimas digestivas.
Cefalópodes tem uma digestão extracelular, que ocorre principalmente no ceco gástrico, enquanto gastrópodes e bivaldes possuem esta intra e extracelularmente.
Imagem do livro biologia dos organismos 2 - moderna plus
Imagem do livro biologia dos organismos 2 - moderna plus
- SISTEMA CIRCULATÓRIO: sangue (a hemolinfa contém hemocianina, pigmento respiratório que apresenta funções semelhante a nossa hemoglobina) impulsionado dentro dos vasos sanguíneos pelo coração, que se aloca na cavidade pericárdica, cavidade cheia de líquido e delimitada por uma membrana de origem mesodérmica. Artérias são aquelas que saem do coração, enquanto as veias vão a seu encontro. Os cefalópodes apresentam sistema circulatório fechado, com os capilares sanguíneos apontando a ligação de veias e artérias. As demais classes apresentam sistema circulatório aberto: a extremidade aberta das artérias libera o sangue nas cavidades hemocelas, onde ele entra em contato com os tecidos e retorna ao coração.
Imagem do livro biologia dos organismos 2 - moderna plus
- SISTEMA RESPIRATÓRIO: há espécies com respiração pulmonar e outras de respiração cutânea, mas a maioria faz esse processo com a ajuda de brânquias. As brânquias são dobras externas da superfície epitelial que contém vasos sanguíneos em grande quantidade: ela faz, então, com que o sangue que passe nesses vasos fique próximo da água e permite as trocas de gases entre eles. Os pulmões são dobras internas do corpo, ricamente vascularizadas.
Imagem do livro biologia dos organismos 2 - moderna plus
- SISTEMA EXCRETOR: realizada por um par de metanefrídios, tubos abertos em duas pontas: o nefróstoma, alargado como um funil ciliado, e a outras formada por um por poro que se abre para o exterior. As aberturas ciliadas retiram excreções da cavidade pericárdica, eleminando essas do corpo por meio dos poros excretores, abertos na cavidade do manto.
- SISTEMA NERVOSO: compõe-se de pares de gânglios nervosos, onde são concentrados os neurônios. Os gânglios cerebrais são os principais: localizados na região próxima a cabeça, possuem nervos que saem para os órgãos dos sentidos, como olhos e tentáculos. Os gânglios pedais se localizam nos pés, e são responsáveis pela musculatura desse órgão. Os gânglios viscerais inervam os órgãos viscerais e o manto. Os gânglios também se ligam entre si por meio de cordões nervosos constituídos por neurofibras dos neurônios (dendritos e axônios).
- SISTEMA SENSORIAL: varia de acordo com o grupo: algumas espécies têm apenas terminações nervosas capazes de perceber toque e pressão, outras apresentam receptores de luminosidade, órgãos que indicam as características químicas da água ou até mesmo olhos bem desenvolvidos, como os gastrópodes e cefalópodes.
Imagem do livro biologia dos organismos 2 - moderna plus
- REPRODUÇÃO DOS MOLUSCOS: a reprodução é sexuada, podendo apresentar desenvolvimento direto (como o caracol-de-jardim) ou com um ou mais estágios larvais (como a ostra). O primeiro estágio larval é chamado de trocófora, e o segundo de véliger, onde se forma o pé e a concha. As espécies podem ser monoicas ou dioicas. Vale destacar a torção dos gastrópodes: rotação de 180 graus do saco visceral e do manto em relação ao pé, fazendo com que a cavidade do manto e o ânus se localizem na região anterior do corpo, sobre a cabeça e a boca.
fonte: livro biologia dos organismos 2 - moderna plus, editora moderna
EXERCÍCIOS
1. Leia a reportagem sobre malacocultura no link (https://agro20.com.br/ostra/) e descreva a importância da ostra para economia e para o homem.
"Esse ser marítimo também apresenta uma concentração altíssima de proteínas. Isso faz com que se contribua a manter todos os sentidos do corpo bem aguçados. Além disso, tem zinco, que é mineral relevante na fertilidade masculina. É por essa razão que a ostra é, portanto, um estimulante sexual potente e está presente em diversos suplementos e afrodisíacos.
A ostra é capaz de beneficiar o organismo no combate de anemias e recompõe os nutrientes para aqueles que sofrem de tuberculose ou osteoporose, por exemplo. É extremamente saudável, em virtude da ampla nutrição existente."
2. Cite a importância dos moluscos em geral para o ser humano.
O primeiro aspecto que deve ser destacado da importância dos moluscos é a sua utilização como fonte de proteínas na alimentação humana: lula, polvo e mexilhão são alguns exemplos. As pérolas simbolizam outra importância apresentada por elas, a de movimentar um mercado com grande valor comercial para o homem. Ainda vale destacar a grande importância econômica: ostras e mexilhões, por exemplo, filtram a água do mar para a captura de partículas alimentares, acumulando em seus organismos determinadas substâncias poluidoras, como metais pesados, se caracterizando como bons indicadores de poluição ambiental.
3. Esquematize o arquétipo de um molusco e coloque o nome de suas partes.
4. Cite as características e inovações do filo Mollusca.
- Apresentam celoma totalmente revestida pela mesoderme. Ele permite distribuir substâncias e acomodar melhor os órgãos internos, entre outras importantes funções.
- Os cefalópodes apresentam sistema circulatório fechado, com os capilares sanguíneos apontando a ligação de veias e artérias.
- Um sistema respiratório, isto é, órgãos como os pulmões e as brânquias com funções específicas para a respiração, caracterizando esse como o primeiro grupo a não fazer as trocas gasosas limitado pela difusão.
5. Complete a tabela (abaixo) e poste no seu blog
As características gerais, o habitat e exemplos de cada uma das classes já foram mencionadas e explicadas mais acima nesse post.