top of page

EXERCÍCIOS DO TERCEIRO TRIMESTRE

Exercícios Cordados

1. Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente. Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne:

 

a) Do peito é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

 

b) Do peito é rica em fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.

 

c) Da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

 

d) Da coxa é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.

 

e) Do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

Resposta: letra C

2. Complete com os nomes e  funções das estruturas dentro dos retangulos

IMG_9218.jpg

1. Gânglio nervoso

2. Átrio

3. Sifão excretor

4. Ânus

5. Esôfago

6. Intestino

7. Sifão inalador

8. Faringe

9. Túnica

10. Endóstilo

11.Coração

12. Ovários

13. Testículos

14. Estômago

3) Nos grupos de invertebrados que estudamos anteriormente, as características morfológicas sempre foram definidas a partir do estudo do animal adulto; entretanto, para os Chordata (protocordados e vertebrados), essa caracterização deve ser procurada na fase embrionária. Explique.

 

  A descrição morfológica é a observação das estruturas presentes no corpo dos seres, possibilitando comparações entre os diferentes tipos de organizações estruturais - anatomia comparativa.

  Os grupos dos invertebrados - poríferos, cnidários, nematelmintos, etc. – são diferenciados pelas características morfológicas aparentes na fase adulta, e não nos estágios larvais.

  Porém, os embriões ou as larvas dos cordados possuem todas as características típicas que definem aquele ser como protocordado ou vertebrado, como o coração ventral, a cauda pós-anal, etc.

  Além disso, estudamos a fase larval desse grupo pois a maioria das características dos cordados se transformam no adulto. Um exemplo disso é a estrutura chamada de notocorda, que, de maneira geral, permanece como cilindro cartilaginoso nos protocordados e induz a formação das vértebras nos vertebrados.

4. Os protocordados são os animais que mais se assemelham aos vertebrados do ponto de vista estrutural e do desenvolvimento. Com que argumentos você defenderia tal afirmativa?

  Os protocordados e os vertebrados pertencem ao mesmo filo, os Chordata. Os cordados caracterizam-se pelas semelhanças no desenvolvimento embrionário, nem sempre evidente entre os organismos adultos. Portanto, podemos provar as semelhanças entre os dois grupos por possuírem as mesmas sinapomorfias – como a notocorda, as fendas faringeanas, o coração ventral, o epitélio de revestimento, etc. Ou seja, independente se o animal for um cachorro, uma cobra ou um humano, em alguma fase da vida estes seres compartilham das mesmas estruturas e/ou funções.

5. A presença das fendas faríngeas é uma das características que aproxima os protocordados dos vertebrados. Discuta o papel funcional dessa estrutura para os protocordados do filo urochordata.

  As fendas faríngeas são aberturas que estão na altura da faringe. As fendas são usadas para obtenção de alimentos e para a filtração de líquidos.Nos animais aquáticos as fendas persistem durante toda a vida, porém nos animais terrestres as fendas se mantém somente durante a vida embrionária.

6. A notocorda é uma estrutura muito importante. Na sua opinião, qual a melhor definição para notocorda e qual sua importância?

  A notocorda é uma estrutura flexível com formato de bastão que vem de blocos do mesoderma (os somitos). Essa estrutura aparece logo no início do desenvolvimento dos embriões e se estende por todo o corpo para fortalecê-lo, pois serve de base para a fixação de músculos, essa é sua principal importância. A notocorda persiste por toda vida,nos animais protocordados e agnatos, sendo que nos demais a notocorda está presente somente na fase embrionária, porque é substituída pelas vértebras.

Exercícios Anfíbios

1. Nas rãs, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração se modificam de acordo com a época do ano. Analise a figura a seguir, que mostra a captação de oxigênio por esses dois órgãos ao longo do ano, no hemisfério norte, e assinale as alternativas corretas:

 

01. Nos meses frios (dez/jan/fev) a captação de oxigênio é baixa e a pele capta mais oxigênio do que os pulmões;
02. no período de março a outubro, o consumo de oxigênio é mais alto e a captação do oxigênio através dos pulmões aumenta várias vezes e excede a que ocorre através da pele;
04. a captação de oxigênio através da pele é mantida praticamente constante ao longo do ano; 08. a captação de oxigênio pelos pulmões nos meses de janeiro e dezembro é, em termos de massa corpórea, cerca de 40ml de oxigênio/kg.h;
16. entre os meses de abril e maio, a captação total de oxigênio pelas rãs atinge seu valor mínimo.


RESPOSTA: Soma = 1 + 2 + 4 + 16 = 23

 

2. Descreva a circulação dos anfíbios. Qual a consequência de uma circulação fechada e  incompleta?

  A circulação é dupla e incompleta: dupla, pois o sangue passa duas vezes pelo coração a cada ciclo, e incompleta, porque o sangue arterial e venoso se misturam no único ventrículo do coração.

  O coração possui 3 cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. O sangue venoso, pobre em O2, vindo dos pulmões, penetra no átrio esquerdo. Os dois tipos de sangue passam para o único ventrículo onde se misturam, ainda que parcialmente. Do ventrículo, o sangue é bombeado para um tronco arterial (conjunto de vasos) que distribui sangue para a cabeça, tronco e pulmões.

  Possui a desvantagem de ocorrer uma mistura parcial dos dois tipos de sangue no ventrículo, o que afeta a concentração de oxigénio no sangue arterial e pode prejudicar ou tornar mais lentos os processos corporais.

3. Faça uma tabela comparando Peixes cartilaginosos, Peixes ósseos e Anfíbios, quanto: habitat, esqueleto, sistema circulatório, sistema respiratório, deslocamento no meio ambiente, reprodução.

unnamed.jpg

Exercícios Mamíferos

1. Cite as apomorfias dos mamíferos e e explique cada uma delas.

- Corpo total ou parcialmente coberto de pelos (compostos por 

queratina compactada que, além da proteção, funcionam como isolante térmico); 

- Dentes diferenciados em caninos, pré- molares e molares, relacionados a diversas funções, como rasgar e cortar; 

- Presença de diafragma, membrana muscular que separa o tórax do abdômen e ajuda nos movimentos respiratórios; 

- Ossos dos membros inferiores dispostos de modo a exigir pouco esforço muscular para a sustentação do corpo; 

- Encéfalo bem mais desenvolvido; 

- Glândulas mamárias que produzem leite para alimentação dos filhotes; 

 

 

2.  Com base na tabela acima escreva nos retângulos as características evolutivas que separam esses táxons uns dos outros. A tartaruga é um réptil e está colocada no cladograma como um grupo irmão dos mamíferos.

87087420-ffd2-4793-b49e-0272f6695167.JPG
bottom of page