EXPERIMENTO COM OVO DE GALINHA
Função dos anexos embrionários:
-
Âmnio: é a membrana que envolve o embrião, sendo responsável pela proteção contra choques mecânico, patógenos, desidratação... É dentro dele que está contido o líquido amniótico.
-
Alantóide: é ligado à parte posterior do intestino do indivíduo, armazenando as excretas. é uma bolsa extremamente vascularizada que permite as trocas gasosas com o ambiente externo
-
Albúmen: é a dita clara do ovo. É uma solução aquosa rica em proteínas que se localiza entre a gema e as membranas que revestem o interior das cascas do ovo.
-
Córion: é uma membrana extra -embrionária que recobre todo o embrião e seus anexos embrionários, além de proteger o embrião atua junto com o alantóide nas trocas gasosas.
-
Líquido amniótico: é o líquido contido no interior do âmnio. Tem diversas funções de proteção para o desenvolvimento adequado do embrião, como: manutenção da temperatura, proteção contra choques, hidratação, permite espaço adequado para os movimentos e para o crescimento do indivíduo.
-
Saco vitelínico: é uma bolsa que constitui o vitelo (nutrientes do embrião). Por meio de ductos é ligado ao intestino do embrião, permitindo a alimentação e, consequentemente o crescimento.
-
Vitelo: é os nutrientes que alimenta o embrião, até esse não conseguir se alimentar sozinho.
Por que o alantóide é tão importante para os repteis e aves e pouco desenvolvido e pouco importante nos mamíferos?
A resposta clara para isso é o fato de que nos répteis e nas aves o alantóide não tem somente a função de eliminar as excretas do embrião, mas também fornecer oxigênio, pois apesar de a casca do ovo aparentar sólida, ela é formada por microporos que permitem a passagem e a troca de gases. Como os mamíferos se desenvolvem no interior do corpo materno, eles são capazes de realizar essas trocas através da mãe e, para isso, possuem a placenta. Então, isso explica o porquê de o alantóide se apresenatar pouco desenvolvido nesses indivíduos: a placenta desempenha o papel do alantóide nos mamíferos.
-
-
1. O alantoide é muito importante nos répteis e nas aves. Faça um esquema de um ovo reptiliano. localize os anexos embrionários, de a função de cada um e explique porque o alantóide é muito importante para os repteis e aves e pouco desenvolvido e pouco importante nos mamíferos...
2. Atividade de laboratório: pegue um ovo de galinha (ave). Quebre-o com cuidado. Coloque a parte líquida (clara e gema) em um frasco (bequer). Observe, faça um esquema e descreva o que você vê. Casca: observe e descreva. com uma lupa observe a superfície da casca, descreva o que vc observou, gema desenhe, e dê sua composição química. Cozinhe um ovo de galinha e corte ao meio. Explique detalhadamente as mudanças que ocorreram e apresente uma explicação para esse fenômeno. Pesquise na internet e copie a estrutura dos aminoácidos constituintes da clara.
QUEBRANDO O OVO A FIM DE VISUALIZÁ-LO:
ESQUEMA DO QUE É OBSERVADO:
Ao observar a parte líquida do ovo, pode-se citar as seguintes partes do ovo: a gema, a clara, a membrana vitelínica e a caleza. Ao abrir o ovo com cuidado, é notável que a gema não se mistura com a clara, já que não ocorreu o rompimento da membrana vitelínica. Também, diferente da gema, é perceptível que ela tem uma maior transparência. Além disso, depois de quebrar o ovo, a clara não possui nenhum revestimento que a abrigue. Já as partes mais esbranquiçadas, ao lado da gema, são as calezas - que têm função de manter a gema no lugar, a fim de evitar que fique encostada na casca do ovo.
ANALISANDO A CASCA DO OVO:
A casca do ovo é uma capa que protege o embrião e seus anexos embrionários, seja contra choques mecânicos, desidratação ou contaminação.
Ela é fina e formada por minerais. Observa-se no vídeo acima que ela tem vários "pontinhos", diante disso, relaciona-se com o fato de a casca ser perfurado por diversos poros, os quais permitem as trocas de gases para a respiração do animal.
Também, nota-se que na parte interna do ovo há um revestimento muito fino e esbranquiçado, que é uma membrana protetora.
DESENHO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA GEMA:
ESTRUTURA DOAS AMINOÁCIDOS PRESENTES NA CLARA:
Bibliografia:
https://www.google.com.br/amp/s/m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/biologia/amnio-corio.htm
https://www.infopedia.pt/$albumen
http://vozdocampo.pt/2018/03/12/composicao-quimica-dos-ovos-de-galinhas-de-racas-autoctones/
https://recipes.howstuffworks.com/menus/question616.htm
https://medicinaveterinariaparatradutores.wordpress.com/2017/04/17/estrutura-e-formacao-de-ovos/