top of page

IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS BACTÉRIAS

No nosso organismo:

A importância das bactérias começa dentro do nosso organismo, existem inúmeras delas dentro de nós. Nosso corpo precisa delas para a quebra de enzimas e absorção de nutrientes.

Controle biológico natural:
Além disso no controle das pragas, um exemplo é a utilização do gênero Bacillus thuringensis, ataca o organismo das larvas impedindo a formação de alguns insetos. É o que chamam de controle biológico ou natural.

Essenciais para a vida:
As bactérias realizam a decomposição da matéria orgânica do solo e dos oceanos e são responsáveis pela liberação de elementos essenciais à vida, também mantêm a terra limpa, fértil e saudável.

Ajudam plantas:

Algumas bactérias ajudam as plantas a se nutrirem, pois transformam o nitrogênio em amônio e nitratos que podem ser absorvidos pelas plantas e reorganizados para formar aminoácidos e ácidos nucleicos, que ajudam na formação do DNA.

 

Tratamento de esgoto:
É utilizado microbactérias para o tratamento de esgoto, pois limpam a água contaminada por pesticidas, petróleo e outros resíduos químicos.

 

Fabricação de alimentos:
Ligado a importância ecológica está a importância econômica, muitas bactérias são utilizadas para a fabricação de iogurtes, queijos, requeijão.

 

Na estética:
Na área da estética pessoal, as bactérias também estão sendo utilizadas, sua toxina é posta em ação. É o caso da toxina botulínica (o botox) que serve para paralisar, por um período, a musculatura do rosto (linhas de expressão), evitando as rugas da idade.

 

 

Portanto todas as diversas áreas que as bactérias atuam são exploradas economicamente, na estética, produção de alimentos, agricultura, na limpeza da água.

 

 

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/bacterias-1-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.htm?cmpid=copiaecola

https://www.google.com/amp/s/planetabiologia.com/a-importancia-ecologica-das-bacterias-ecologia/amp/

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/saiba-qual-importancia-ecologica-das-bacterias/


 

bottom of page