VERTEBRADOS
Características gerais dos Vertebrados:
-
Evolução: Seu ancestral é Anfioxo;
-
Crânio e coluna vertebral (com exceção das feiticeiras que não tem coluna vertebral);
-
Esqueleto interno: Pode ser de cartilagem ou osso;
-
Diversidade de tamanho e habitat: deserto, mares...
-
Pele: derme e epiderme (tecido conjuntivo e epitelial);
-
Endotérmicos (temperatura controlada internamente) e ectodérmicos (temperatura externa influencia a interna do animal);
-
Anexos embrionários (protegem e nutrem o embrião);
-
Crista neural;
Divididos em:
-
Peixes
-
Anfíbios
-
Répteis
-
Aves
-
Mamíferos
Existem duas divisões, a apresentada acima, em que os vertebrados são um dos três grupos dos cordados ou como a divisão apresentada abaixo em que os vertebrados são cordados craniados. A primeira divisão em que os vertebrados estão no mesmo nível que urocordados e cefalocordados, recebe esse nome pois possui vértebras, porém existe um grupo dentro de vertebrados que não possui vértebras. Por isso a segunda divisão: ao invés de ser vertebrados junto com urocordados é CRANIADOS. Pois o crânio surgiu antes das vértebras. Então a divisão é que os vertebrados são craniados. Os craniados se dividiria em Hyperotreti - Myxini (que não tem vertebras) e vertebrados.
Os craniados apresentam um endoesqueleto que protege o sistema nervoso central e desempenha papel importante na sustentação e movimentação do corpo. Por ter o esqueleto altamente integrado ao sistema muscular o que promove a grande capacidade de movimentação, uma característica importante desse grupo.
Na maioria dos craniados o esqueleto é formado por ossos, com exceção do dos agnatos e dos peixes cartilaginosos.
O eixo corporal dos craniados é definido pela coluna vertebral, que apresenta o crânio em sua extremidade anterior, a coluna vertebral e o crânio fazem parte do esqueleto axial, que protege o sistema nervoso central, que é constituído pelo encéfalo e medula espinal. O crânio é composto pelo neurocrânio, que contém o encéfalo e órgãos do sentido. O esplancnocrânio, compõe-se da mandíbula, e de várias estruturas esqueléticas que sutentam o tubo digestório. O dermatocrânio, que recobrem o neurocrânio e esplancnocrânio.
A coluna vertebral, presente em todos os craniados com exceção dos myxini, é composta pelas vértebras, que formam um eixo de sustentação corporal flexível, a medula espinal é protegida pela coluna vertebral.
Fontes: Livro de Biologia e Vídeo muito bom do Youtube: https://youtu.be/4NODvYsNpOw